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4 Dicas Infalíveis Sobre Voos Atrasados

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Todos sabemos que em viagens aéreas, imprevistos infelizmente podem acontecer com qualquer um, pensando nisso, preparamos 4 dicas fundamentais sobre Voos Atrasados.

 

Um dos problemas mais comuns entre os viajantes são os voos atrasados. Que podem causar diversos transtornos em efeito dominó, afetando toda a programação das viagens, como a perca de conexões, check-in em hotel e passeios turísticos agendados.

A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), prevê em sua resolução que, é considerado voos atrasados quando ele decolar 30 (trinta) minutos após o horário estipulado no bilhete.

Os maiores e mais comuns motivos dos voos atrasados são:

1 – Mau tempo (chuva ou vento forte, névoa, neve);
2 – Manutenções nas aeronaves não programadas;
3 – Conexões para outros voos;
4 – Overbooking.

 

Dentre outros motivos menos comuns de voos atrasados são: mal súbito de passageiros ou tripulação; transporte de cargas especiais; extrapolar o limite de jornada da tripulação; congestionamento aéreo; queda no sistema; passageiros que causam problemas; intensificação na fiscalização na revista (raio X) ou ainda, mudança nas normas de segurança.

 

4 Dicas Sobre Voos Atrasados

 

DICA 01 – FIQUE ATENTO

 

A atenção também é de suma importância para evitar qualquer tipo de imprevisto que pode estragar as suas viagens.

 

Sempre prefira ficar próximo e atento aos painéis de informação e avisos sonoros do aeroporto, pois é neles que você vai encontrar todas as informações sobre atraso ou cancelamento de voo, bem como, informações sobre o portão de embarque.

 

Também não esqueça de conferir seu portão de embarque com antecedência, pois a troca de portões acontece com frequência nos aeroportos brasileiros.

 

DICA 02 – EVITE SER SURPREENDIDO

 

Nós já sabemos que imprevistos em viagens podem acontecer com uma certa frequência, pensando nisso, é extremamente importante que o consumidor sempre estar preparado para qualquer surpresa de última hora.

 

Sempre que for comprar as suas passagens, procure optar por companhias aéreas de maior número de voos na mesma rota. Dessa forma, gera maior segurança e facilidade em caso de reacomodação de voos em atraso.

 

Se possível, tente consultar o website da companhia aérea escolhida, buscando o histórico de atrasos de voos ou cancelamentos. Assim, você poderá sempre acompanhar qualquer atraso com grande antecedência.

 

Sempre que for viajar verifique se você não está possuindo itens proibidos de embarcar, se está em posse de todos os documentos de embarque.

 

Se possível, consulte pela internet suas reservas de voo na véspera da viagem, pois, caso seu voo tenha sido alterado ou até mesmo cancelado, você poderá evitar maiores problemas com uma certa antecedência.

 

Agência Nacional de Aviação Civil

 

DICA 03 – VIAGEM A NEGÓCIOS OU TRABALHO

 

Neste caso, o cuidado deve ser redobrado. Se você estiver com viagem marcada a negócios ou a trabalho, ou até mesmo que tenha compromissos importantes agendados que não podem ser adiados, sempre de preferência para viajar na véspera do compromisso.

 

Assim, em caso de qualquer imprevisto como um atraso de voo, você ainda terá tempo de sobra para resolve-lo, sem que gere maiores prejuízos ao seu compromisso de trabalho ou negócios.

 

DICA 04 – ASSISTÊNCIA DA COMPANHIA AÉREA

 

Se seu voo for no Brasil, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) determina que nos casos de atrasos de voo, o passageiro tem direito a assistência material, de modo que reduza todo o seu desconforto com a situação. Portanto, devendo fornecer ao consumidor lesado a devida alimentação, acomodação ou até mesmo comunicação externa.

 

Vale lembrar que, toda essa assistência citada a cima deve ser fornecida de forma gratuita pelas companhias aéreas. Uma vez solicitado o auxílio pelo consumidor lesado, a assistência será oferecida pela empresa de acordo com o tempo de espera do passageiro em virtude do atraso.

 

Já em casos de atrasos em voo que seja superior a 04 (quatro) horas, as empresas aéreas devem oferecer opções de reacomodação de voo, ou reembolso integral dos valores da passagem ou até a execução do serviço por outro tipo de transporte como por exemplo de ônibus. As alternativas citadas devem ser analisadas e escolhida pelo consumidor diante de suas necessidades.

 

Deve-se observar que, as assistências prestadas por companhias aéreas em voos fora do Brasil, em voos internacionais é completamente diferente da praticada no nosso país, assim, as empresas internacionais devem seguir as diretrizes e regulamentos de seu país de origem. Por isso, nestes casos deve ser analisado a situação de forma especial, ou seja, caso a caso.

 

Colombari Advocacia

 

Por fim, em caso de dúvidas sobre voos atrasados ou problemas em viagens, recomenda-se consultar um advogado do consumidor especialista na área em questão.

 

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3 thoughts on “4 Dicas Infalíveis Sobre Voos Atrasados

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