Como evitar a busca e apreensão e como reduzir a prestação. Veja esse artigo como você pode reduzir a prestação do seu financiamento, e ainda como se defender e evitar a busca e apreensão do seu veículo.
Certamente esse é um dos artigos mais completos e de fonte confiável da internet.
Veja nesse artigo para entender como se defender da máfia da busca e apreensão, vamos te ensinar como se defender da busca e apreensão, mostrando como os bancos te enganam e revelaremos tudo o que você precisa saber sobre esse tema:
Os escritórios de cobrança estão literalmente tocando o terror nos dias de hoje. A questão, é que você tem como se defender da busca e apreensão e possui chances de evitar que peguem o seu veículo, pois 90% das buscas e apreensões são feitas de forma ilegal.
Porém, fique atento e não permita que o banco pegue o seu veículo. Pois, se eles conseguirem fazer a busca e apreensão tudo fica mais difícil!
Os juros de mora cobrados pelo atraso, são cobrados também de forma legal. Esses juros de mora, deve constar no contrato, porém, é muito raro de possuir.
Sendo assim, os juros de mora não podem ser superiores a um por cento ao mês, e a multa de dois por cento, não podendo ser calculado de forma cumulativa conforme entendimento do STJ e do Código de Defesa do Consumidor.
A questão é que, os bancos cobram mais de 14 por cento de juros de mora ao mês e além disso, correção monetária, multas e honorários advocatícios. Todos os valores calculados de forma cumulativa, fazendo com que o valor de uma única parcela se torne impagável.
Mas isso é totalmente ilegal! Sempre que você paga qualquer prestação em atraso, você pode exigir a emissão de nota fiscal, descrevendo tudo de forma detalhada. Não deixe de exigir!
E se o banco me oferecendo a entrega amigável do veículo?
Veja o motivo para você não acreditar nisso… Pois, possivelmente você será enganado pelos escritórios de cobrança neste tipo de situação.
A promessa ao consumidor que assim que o veículo for entregue a dívida estará quitada e o nome será automaticamente retirado dos órgãos de restrição ao crédito, na maioria das vezes é mais uma grande mentira.
Na verdade, o seu veículo será levado a leilão e vendido por um valor bem menor do que o seu valor de mercado, e o valor arrematado em leilão será deduzido do saldo devedor. Se o valor do leilão for suficiente para cobrir o saldo devedor, a dívida será quitada.
Porém, o problema é que o valor do leilão nunca é suficiente para cobrir o saldo devedor, e com isso você fica sem o carro e com dívida meu nome, ainda ficando negativado.
Ainda tem mais, todas as melhorias que você fez no seu carro, se você permitir que seu veiculo passe por uma busca e apreensão ou a entrega amigável, jamais você será ressarcido por qualquer melhoria feita no veiculo. Por exemplo, um kit gás ou rodas diferenciadas, você perderá tudo!
Ou seja, isso não agregar a o valor adicional, acabara perdendo tudo e não agregará um valor adicional que venha te beneficiar no leilão!
Mas o banco pode fazer a busca e apreensão com uma única parcela em atraso?
A resposta é SIM! principalmente se o seu carro um novo e com pouco uso, pois são os veículos mais procurados em leilões.
Para veículos com mais anos e uso e modelos menos procurados em leilões, a apreensão ocorre a partir da 3ª prestação em atraso.
Mas se aparecerem na minha casa com a polícia o que eu faço?
É muito comum o oficial de justiça comparecer no seu endereço acompanhado de uma viatura policial, gerando grande pavor. Mas não se intimide com isso! A força policial somente se fará presente caso o veículo esteja no local e você se negue a entregá-lo ao oficial de justiça. Se o veículo não estiver no local, você apenas será intimado.
Mas afinal, quais são os dias e horários que o veículo poderá ser apreendido?
Antes de fazer a busca e apreensão, o banco costuma fazer uma sondagem e um estudo no seu endereço observando quais são os dias e horário que o veículo costuma ficar no local.
E enquanto eu estou negociando o banco pode fazer a busca e apreensão?
Não se iluda achando que eles não farão a busca e apreensão pelo fato de você estar ligando para explicar sua situação financeira, ou pedindo um prazo para pagar. Muitas pessoas perdem os veículos exatamente nessa fase de negociação, o banco sabe que nessa fase você estará com a guarda baixa, e que encontraram o carro brilhando na sua garagem com facilidade, sendo assim, entram com a busca e apreensão e o juiz na maioria dos casos expede o mandado no mesmo dia.
Mas eles apareceram no meu endereço com a polícia, o que eu faço?
Na maioria das vezes, isso é para intimidar você!
É muito comum oficial de justiça aparecer no seu endereço acompanhado de uma viatura policial. Mas não se intimide com isso!
Pois a força policial somente se fará presente caso o veículo esteja no local e você se nega a entregar.
Mas como funciona a busca e apreensão?
O oficial de justiça irá até o seu endereço em busca do veículo, se o veículo estiver no local, o mesmo será levado para o pátio e o devedor ficará intimado a pagar a dívida e até cinco dias ou então apresentar a defesa no processo.
Mas muita calma nessa hora… pois você tem direito e está sendo lesado, só ainda não sabe como usá-los para se defender! Porém, cuidado para não perder o prazo de defesa no processo.
Ao apreender o seu veiculo, o Escritório de cobrança irá começar a tentar o acordo com você, eles irão te dar a maior atenção, dizendo que estão preocupados e irão mandar uma proposta para análise do banco.
Porém, eles farão com que você perca o prazo de defesa no processo! Para assim, o advogado do banco ainda ganhar mais trinta por cento de honorários sobre o valor da dívida, uma vez que você não se defendeu no processo.
E se seu veículo não estiver no local?
Caso o veículo não esteja no local, oficial de justiça deixará a citação do processo com o devedor, com os mesmos prazos já citados.
Após apresentar a defesa na ação de busca e apreensão e durante esse processo, o banco passa oferecer propostas de quitação com descontos acima de 50% do saldo devedor, porém, durante esse período novas tentativas de busca apreensão poderão acontecer.
Existe alguma forma de eu evitar a busca e apreensão?
Esse problema pode ser evitado! Porém, para isso basta você tomar a atitude agindo com antecedência e com cautela.
Neste caso, recomenda-se a tentativa de redução de juros mediante ação judicial.
Mas é possível resolver esse tipo de problema sem qualquer risco?
Sem risco algum não! Se alguém te falar que não existe riscos, certamente é mentira!
Mas nós podemos eliminar mais de 80% desses riscos agindo com cautela e prudência, se antecipando aos fatos, portanto, se você já tem prestações em atraso ou está percebendo que terá dificuldade de manter o seu contrato, procure ajuda o quanto antes!