Parece um pouco clichê para o século 21, mas a verdade é que em tudo na vida existem expectativas que se chocam com a realidade. E essa ideia passa despercebida quando se trata de taxas de juros atrativas.
É certo que nos mercados financeiros as empresas mais filiadas, nomeadamente instituições financeiras, como bancos e sociedades financeiras, aplicam taxas de juro notórias e abusivas.
Este artigo trata das taxas de juros pré-determinadas e da relação entre o esperado x real. Mas primeiro, é fundamental entender o que é um interesse indevido.
O Que é Mesmo Juros Abusivos
E o pior é que só conheço na realidade.
Isso significa que quando ele comprou um determinado produto, mesmo que ele tenha começado a pagar normalmente, ele deu dinheiro para a empresa de graça.
O “Caixa” a que me refiro é a parte do pagamento que você faz a um credor que não está, de fato, endividado. Essa parte é chamada de juros.
Se o seu interesse próprio não for suficiente para colocar os outros em apuros, existem interesses notoriamente abusivos.
São as pessoas que aumentam o valor da prestação do boleto que você paga mensalmente.
E o Que São Mesmo os Juros Abusivos?
Falando de uma forma mais técnica e simples para que entendam muito bem, os juros abusivos, segundo o Supremo Tribunal de Justiça, são um custo que as instituições cobram acima da taxa média, realidade nos mercados financeiros.
Esta taxa média é divulgada pelo Banco Central. Você pode se acessar clicando neste link.
Quando você assina um contrato bancário, por exemplo, você definitivamente pagará juros para esta organização. O problema sobreviverá se a fatura do banco estiver interessada acima dessa média.
Isto é exatamente o estágio que podemos observar a existência de uma preocupação abusiva, que são valores mais faturados e na mesa nacional.
Expectativa X Realidade do Juros Abusivos
Depois disso, farei uma lista nas principais situações que podem fazer você comparar suas expectativas com a realidade, que é o amor se alguém vive no mercado financeiro em comparação com o abuso de interesse.
Cartão de crédito
A esperança é que ao comprar um cartão de crédito num banco, a sua vida mude para melhor. De fato, você pode comprar à vista e parcelado em qualquer estabelecimento.
Outro detalhe é que você terá acesso a mais formas de pagamento, já que muitas empresas já oferecem a possibilidade de pagamento com cartão de crédito.
Desta forma, a expectativa é de uma vida melhor, mas por outro lado, há uma dura realidade: cada vez que você usar um cartão de crédito, terá que pagar juros exorbitantes.
Você deve saber que os cartões de crédito são um dos produtos financeiros que dominam o mercado pelo uso excessivo das taxas de juros. Alguns administradores cobram juros de até 300% por ano!
Contratos assinados com o banco
Outros contratos celebrados com o banco, por exemplo, aqueles em que vai obter um empréstimo ou financiar a compra de um automóvel ou imóvel, podem ser ótimos para a sua vida.
Espera-se que a sua vida também mude quando recebe um favor financeiro do banco. Por outro lado, tudo tem um preço e principalmente se você faz negócios com uma instituição financeira.
A realidade atende às suas expectativas de uma vida melhor. De fato, as instituições financeiras costumam aplicar taxas ilegais e juros abusivos nos termos desses contratos.
Imagine que você vai conseguir um carro, mas certamente não presta atenção ao que você pagará duas vezes ou mais para um único carro.
é simplesmente por causa de suas faturas financeiras, cerca de 80% mencionam altas taxas de juros, as pessoas que excedam a taxa normal implementada no mercado financeiro nacional.
Endividamento
Esperando por cartões de crédito e reparar regras e requisitos para conceder crédito bancário, talvez o que facilitará sua vida.
A verdade é quando começamos para o mundo real, então vemos a crescente dívida das pessoas em geral.
Isso não é apenas porque usa cartões de crédito ou porque contratam patrocínio ou empréstimo, mas simplesmente por causa do benefício integrado com juros de abuso.
É verdade que quem acumula dívidas normalmente vai ter dor de cabeça em algum momento. Isso porque os juros são cobrados tirando cada centavo do bolso de todos.
Afinal, está a pagar mais do que o imóvel foi adquirido. Em alguns casos, é um crime sem sentido, como quando você está pagando o dobro por um carro que comprou com financiamento de automóveis.
Compras Parceladas
Muitas pessoas esperam que as compras a prestações sejam mais fáceis de pagar. No entanto, isso pode ser um grande erro, necessário para estabelecer uma relação entre valor e preço.
Você também deve saber escolher a melhor forma de pagamento oferecida pela empresa, caso contrário a dura realidade é que você estará sujeito a abuso de juros.
Atualmente, vemos diversas empresas no mercado oferecendo descontos para depositantes à vista. Em contrapartida, os clientes que optarem pelo parcelamento terão um aumento de 10% ou mais.
É a realidade que confronta diretamente as expectativas. As pessoas pensam que o parcelamento sempre será a melhor opção, mas, na realidade, o parcelamento será a forma de evitar dívidas, tudo porque os juros são muito altos.
Como se Livrar Dos Juros Abusivos?
Certamente faz sentido conhecer algumas formas de se livrar de interesses abusivos, principalmente agora que você conseguiu fazer uma conexão entre expectativas e realidade em relação a esses benefícios.
Preste especial atenção às seguintes questões:
- É essencial que leia atentamente cada termo do seu contrato. Se você não entender bem o que eles estão dizendo, peça uma cópia e mostre-a a um advogado especializado.
- Nunca assine um contrato com a primeira organização que encontrar. Você precisa criar pelo menos três cotações e depois martelar uma delas.
- Verifique com atenção a taxa de juro que as organizações cobram antes de celebrar um contrato. Para isso, use esta calculadora do Banco Central, cujo link citei no início do artigo.
- Resolva questões relacionadas a interesses abusivos usando justiça;