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10 Passos para não cair no Golpe do Boleto Falso

Infelizmente, neste momento, usar a Internet de maneira conveniente é muito útil, porque estamos nos privando da oportunidade de sair de casa. Somente aqueles que realmente precisam podem sair. Isso tem sido muito comum nos últimos dias. Esse golpe não é recente e dura anos, mas nos últimos dias, vem sendo muito utilizado. Diariamente fazemos pleno uso das tecnologias, e vale ressaltar que isso nos ajuda muito. Mas também deve ser enfatizado que precisamos estar vigilantes sobre tudo. O Boleto bancário é o segundo método de pagamento mais utilizado no Brasil e só perde para o cartão de crédito. Ao ler este artigo, você entenderá por que devemos ficar atentos tudo. Vou explicar objetivamente o golpe e evitar essa armadilha.   COMO FUNCIONA O GOLPE DO BOLETO FALSO? A empresa recebe boletos através de agências postais, e-mails, WhatsApp ou acessa documentos através de sites da Internet. Após o pagamento, achamos que está tudo bem e, após um período de tempo, receberemos uma mensagem de cobrança informando que o pagamento não foi efetuado. Após a verificar, descobre-se que pagou boletos falsos. O truque altera a linha numérica e o código de barras, assim envia o valor pago para outra conta, geralmente outro banco. Os dados no corpo do boleto são reais, mas os dados na linha numérica (as informações mais importantes ao efetuar um pagamento) estão incorretos. Normalmente, o código de barras também é alterado, para forçar o pagador a digitar a linha numérica. COMO E ONDE OS BOLETOS SÃO ADULTERADOS?   BOLETOS ADULTERADOS NA ORIGEM O computador do emissor do boleto pode estar instalado um “vírus” e o emissor não sabe que o programa executou a adulteração dos dados do boleto. O boleto será enviado ao cliente com dados adulterados. Como alternativa, os hackers também podem acessar o e-mail do emissor, interceptar as mensagens que contêm o boleto, fazer alterações e reenviar o boleto, se apresentando como o emissor. BOLETOS ADULTERADOS NO DESTINO Os clientes podem receber um boleto real, que podem adulterado em seus computadores através de programas ilegais que executam essa tarefa. LINK FALSO DE EMISSÃO DE BOLETOS Ao fazer uma compra on-line, pode acontecer que o cliente clique no link fornecido pela loja para gerar um boleto, que é um link falso. O link pode ter sido alterado no computador do cliente ou a loja pode ter sido vítima de um hacker, e o link pode ter sido alterado no próprio site da loja. SITES DE ATUALIZAÇÃO DE BOLETOS Outra possibilidade é o cliente se valer de sites de atualização de boletos, que na verdade são armadilhas. Nesse caso, o boleto do cliente expirou e, se para atualizá-lo, pesquisou um site no Google, que gera um boleto atualizado por o site falso. É recomendável sempre usar o site do banco para essas transações ou entrar em contato com o emissor do boleto. FALSA NEGOCIAÇÃO DE DÍVIDA OU SERVIÇOS Outro golpe comum é que os fraudadores fingem ser representantes das empresas, geralmente operadores de cartão de crédito, TV a cabo, telefones, etc. E passa a oferecer descontos vantajosos sobre um serviço ou produto, porém, quando a vítima percebe, já acabou pagando um boleto de um serviço que nunca vai ter. Tais golpes geralmente ocorrem entre os idosos.   COMO EVITAR O CAIR NO GOLPE DO BOLETO FALSO? As regras de segurança da informação devem ser aplicadas para atender a pelo menos requisitos básicos, como: Manterantivírus atualizado; Utilizarfirewalls; Manter backups. Além disso, a grande maioria das fraudes pode ser identificada por meio de informações de inspeção, e certas verificações nos boletos recebidos podem ajudar a detectar fraudes.   10 PASSOS PARA NÃO CAIR NO GOLPE:   1 - CHECAGEM DO CÓDIGO DO BANCO Cada boleto tem um código bancário ao lado do título e ao lado do logotipo do banco. O código deve ser o mesmo que o código exibido no primeiro dígito da linha numérica, caso contrário, é falso. No entanto, muitas vezes o cabeçalho inteiro foi alterado e essa verificação fica inútil. 2 - CHECAGEM DO NOSSO NÚMERO As informações contidas no campo "Nosso número" devem aparecer no centro da linha numérica. No entanto, em um esquema mais elaborado, os fraudadores também podem modificá-lo e os clientes não poderão detectá-lo. 3 - COMPARAÇÃO DOS DADOS DA LINHA NUMÉRICA Após inserir os números, o banco exibe o emissor, o nome da empresa, o CNPJ e outros dados no monitor. Sempre verifique essas informações e compare-as com os dados fornecidos pelo fornecedor. 4 – OBSERVE O VALOR O valor da cobrança é exibido em dois locais, no final do código de barras e no espaço "valor do documento". Se os valores não forem os mesmos, suspeita-se que você tenha o boleto falso. Outro sinal de alerta é cobrar preços diferentes em uma cobrança que costuma ter um valor fixo.   5 - CÓDIGO DE BARRAS COM FALHAS Para impedir o uso de códigos de barras, os boletos apresentam defeitos como falhas e erros de leitura, assim, os clientes são forçados a inserir linhas numéricas.   6 - BOLETOS EM PAPEL Os clientes geralmente recebem Boleto via Correios em papel e também podem ser fraudados. Todas as sugestões citadas acima também são válidas para esse tipo de boleto. Mas, nesse caso, papel de baixa qualidade e impressão podem indicar um boleto falso 7 - ERROS DE PORTUGUÊS Fraudes mais grosseiras têm alguns erros de português no corpo do boleto, então leia o conteúdo com atenção. 8 - NÃO IMPRIMA OS BOLETOS Muitas quadrilhas usam o vírus “bolware” para violar boletos. Ele alterará os detalhes do boleto, como o valor e a conta depositados, e entra em ação quando a vítima imprime o boleto. Para evitar ser vítima de tais golpes, é recomendável não imprimir o boleto, mas sim solicitar ao emissor que envie o arquivo em formato PDF, que é dificilmente violado. E lembre-se, mantenha sempre o software antivírus atualizado.   9 – ENTRE EM CONTATO COM O FORNECEDOR Confirme os dados com o fornecedor do qual o banco emitiu o boleto. Essa confirmação e as informações fornecidas pelo banco na tela do computador podem ser a maneira mais eficaz de evitar essa fraude. 10 – NO MOMENTO DO PAGAMENTO Independentemente do canal utilizado (ATM, banco móvel, Internet banking, etc.), os dados do beneficiário (empresa ou beneficiário) serão exibidos. Se, com base nas informações exibidas na tela, a conta em questão não pertencer ao beneficiário correto, o cliente não deverá concluir a operação. Se houver alguma dúvida, o cliente deve entrar em contato com o SAC da empresa a ser pago.   DICA BÔNUS: DDA (DÉBITO DIRETO AUTORIZADO)   Uma maneira de evitar o pagamento de faturas falsas é ingressar no DDA (Pagamento Direto Autorizado). Após o registro, o cliente receberá uma versão eletrônica de todas as contas emitidas em seu nome. Como o serviço obtém informações diretamente da Nova Plataforma de Faturamento, não há risco de os fraudadores se apresentarem como lojas ou prestadores de serviços para fraudar arquivos. Para ingressar na DDA, os consumidores devem se registrar como um "pagador eletrônico" na instituição financeira em que possuem uma conta. Se houver uma cobrança em seu nome, a ferramenta permitirá ao cliente confirmar a dívida e autorizá-la a pagar após a confirmação. O registro também pode ser feito através de canais eletrônicos. É importante entender que o DDA é um serviço diferente do débito automático. Ao assinar para autorizar o pagamento direto, o cliente autoriza o banco a notificá-lo ao emitir boleto em seu nome e fornece documentos de pagamento, mas não executa a operação. RESPONSABILIDADES DOS BANCOS Os boletos falsos são um problema de responsabilidade do banco emissor do Boleto. No entanto, existem muitas controvérsias sobre esse assunto. Em muitos casos, ações judiciais para obter compensação são inevitáveis. RESPONSABILIDADES DAS EMPRESAS Se o consumidor for vítima de uma fraude, ele deve entrar em contato com a empresa e apresentar comprovante de pagamento. Mesmo se for uma fraude de terceiros, é um vício em serviços ocultos que os clientes não conseguem identificar; portanto, a empresa que emite o boleto deve fornecer suporte e resolver esse problema. Portanto, antes de pagar qualquer boleto bancário, verifique os dados impressos e o valor cobrado. Identifique se não há informações conflitantes. Verifique o nome da empresa, nome do banco, código de barras, data de validade ou até o valor cobrado está correto. Se houver alguma divergência, é recomendável entrar em contato com a empresa e verificar as informações. Em caso de dúvida, não pague. Verifique antes! Se o boleto for genuíno, é melhor pagar juros e multas em vez de pagar o valor do boleto na íntegra. Ajude seus amigos também a se protegerem e compartilharem texto.

Infelizmente, neste momento, usar a Internet de maneira conveniente é muito útil, porque estamos nos privando da oportunidade de sair de casa. Somente aqueles que realmente precisam podem sair. Isso tem sido muito comum nos últimos dias. O golpe do boleto falso não é recente e dura anos, mas nos últimos dias, vem sendo muito utilizado. Diariamente fazemos pleno uso das tecnologias, e vale ressaltar que isso nos ajuda muito. Mas também deve ser enfatizado que precisamos estar vigilantes sobre tudo.

O Boleto bancário é o segundo método de pagamento mais utilizado no Brasil e só perde para o cartão de crédito. Ao ler este artigo, você entenderá por que devemos ficar atentos tudo. Vou explicar objetivamente o golpe e evitar essa armadilha.

 

COMO FUNCIONA O GOLPE DO BOLETO FALSO?

 

A empresa recebe boletos através de agências postais, e-mails, WhatsApp ou acessa documentos através de sites da Internet.

Após o pagamento, achamos que está tudo bem e, após um período de tempo, receberemos uma mensagem de cobrança informando que o pagamento não foi efetuado.

Após a verificar, descobre-se que pagou boletos falsos.

O truque altera a linha numérica e o código de barras, assim envia o valor pago para outra conta, geralmente outro banco.

Os dados no corpo do boleto são reais, mas os dados na linha numérica (as informações mais importantes ao efetuar um pagamento) estão incorretos.

Normalmente, o código de barras também é alterado, para forçar o pagador a digitar a linha numérica.

 

COMO E ONDE OS BOLETOS SÃO ADULTERADOS?

 

BOLETOS ADULTERADOS NA ORIGEM

 

O computador do emissor do boleto pode estar instalado um “vírus” e o emissor não sabe que o programa executou a adulteração dos dados do boleto.

O boleto será enviado ao cliente com dados adulterados.

Como alternativa, os hackers também podem acessar o e-mail do emissor, interceptar as mensagens que contêm o boleto, fazer alterações e reenviar o boleto, se apresentando como o emissor.

 

BOLETOS ADULTERADOS NO DESTINO

 

Os clientes podem receber um boleto real, que podem adulterado em seus computadores através de programas ilegais que executam essa tarefa.

 

LINK FALSO DE EMISSÃO DE BOLETOS

 

Ao fazer uma compra on-line, pode acontecer que o cliente clique no link fornecido pela loja para gerar um boleto, que é um link falso.

O link pode ter sido alterado no computador do cliente ou a loja pode ter sido vítima de um hacker, e o link pode ter sido alterado no próprio site da loja.

 

SITES DE ATUALIZAÇÃO DE BOLETOS

 

Outra possibilidade é o cliente se valer de sites de atualização de boletos, que na verdade são armadilhas.

Nesse caso, o boleto do cliente expirou e, se para atualizá-lo, pesquisou um site no Google, que gera um boleto atualizado por o site falso.

É recomendável sempre usar o site do banco para essas transações ou entrar em contato com o emissor do boleto.

FALSA NEGOCIAÇÃO DE DÍVIDA OU SERVIÇOS

 

Outro golpe comum é que os fraudadores fingem ser representantes das empresas, geralmente operadores de cartão de crédito, TV a cabo, telefones, etc.

E passa a oferecer descontos vantajosos sobre um serviço ou produto, porém, quando a vítima percebe, já acabou pagando um boleto de um serviço que nunca vai ter.

Tais golpes geralmente ocorrem entre os idosos.

 

COMO EVITAR O CAIR NO GOLPE DO BOLETO FALSO?

 

As regras de segurança da informação devem ser aplicadas para atender a pelo menos requisitos básicos, como:

Além disso, a grande maioria das fraudes pode ser identificada por meio de informações de inspeção, e certas verificações nos boletos recebidos podem ajudar a detectar fraudes.

 

10 PASSOS PARA NÃO CAIR NO GOLPE:

 

1 – CHECAGEM DO CÓDIGO DO BANCO

 

Cada boleto tem um código bancário ao lado do título e ao lado do logotipo do banco. O código deve ser o mesmo que o código exibido no primeiro dígito da linha numérica, caso contrário, é falso.

No entanto, muitas vezes o cabeçalho inteiro foi alterado e essa verificação fica inútil.

 

2 – CHECAGEM DO NOSSO NÚMERO

 

As informações contidas no campo “Nosso número” devem aparecer no centro da linha numérica. No entanto, em um esquema mais elaborado, os fraudadores também podem modificá-lo e os clientes não poderão detectá-lo.

 

3 – COMPARAÇÃO DOS DADOS DA LINHA NUMÉRICA

 

Após inserir os números, o banco exibe o emissor, o nome da empresa, o CNPJ e outros dados no monitor. Sempre verifique essas informações e compare-as com os dados fornecidos pelo fornecedor.

 

4 – OBSERVE O VALOR

 

O valor da cobrança é exibido em dois locais, no final do código de barras e no espaço “valor do documento”. Se os valores não forem os mesmos, suspeita-se que você tenha o boleto falso. Outro sinal de alerta é cobrar preços diferentes em uma cobrança que costuma ter um valor fixo.

 

5 – CÓDIGO DE BARRAS COM FALHAS

 

Para impedir o uso de códigos de barras, os boletos apresentam defeitos como falhas e erros de leitura, assim, os clientes são forçados a inserir linhas numéricas.

 

6 – BOLETOS EM PAPEL

 

Os clientes geralmente recebem Boleto via Correios em papel e também podem ser fraudados. Todas as sugestões citadas acima também são válidas para esse tipo de boleto. Mas, nesse caso, papel de baixa qualidade e impressão podem indicar um boleto falso

 

7 – ERROS DE PORTUGUÊS

 

Fraudes mais grosseiras têm alguns erros de português no corpo do boleto, então leia o conteúdo com atenção.

 

8 – NÃO IMPRIMA OS BOLETOS

 

Muitas quadrilhas usam o vírus “bolware” para violar boletos. Ele alterará os detalhes do boleto, como o valor e a conta depositados, e entra em ação quando a vítima imprime o boleto.

Para evitar ser vítima de tais golpes, é recomendável não imprimir o boleto, mas sim solicitar ao emissor que envie o arquivo em formato PDF, que é dificilmente violado. E lembre-se, mantenha sempre o software antivírus atualizado.

 

9 – ENTRE EM CONTATO COM O FORNECEDOR

 

Confirme os dados com o fornecedor do qual o banco emitiu o boleto. Essa confirmação e as informações fornecidas pelo banco na tela do computador podem ser a maneira mais eficaz de evitar essa fraude.

 

10 – NO MOMENTO DO PAGAMENTO

 

Independentemente do canal utilizado (ATM, banco móvel, Internet banking, etc.), os dados do beneficiário (empresa ou beneficiário) serão exibidos.

Se, com base nas informações exibidas na tela, a conta em questão não pertencer ao beneficiário correto, o cliente não deverá concluir a operação. Se houver alguma dúvida, o cliente deve entrar em contato com o SAC da empresa a ser pago.

 

DICA BÔNUS: DDA (DÉBITO DIRETO AUTORIZADO)

 

Uma maneira de evitar o pagamento de faturas falsas é ingressar no DDA (Pagamento Direto Autorizado). Após o registro, o cliente receberá uma versão eletrônica de todas as contas emitidas em seu nome.

Como o serviço obtém informações diretamente da Nova Plataforma de Faturamento, não há risco de os fraudadores se apresentarem como lojas ou prestadores de serviços para fraudar arquivos.

Para ingressar na DDA, os consumidores devem se registrar como um “pagador eletrônico” na instituição financeira em que possuem uma conta. Se houver uma cobrança em seu nome, a ferramenta permitirá ao cliente confirmar a dívida e autorizá-la a pagar após a confirmação. O registro também pode ser feito através de canais eletrônicos.

É importante entender que o DDA é um serviço diferente do débito automático. Ao assinar para autorizar o pagamento direto, o cliente autoriza o banco a notificá-lo ao emitir boleto em seu nome e fornece documentos de pagamento, mas não executa a operação.

Leia sobre DDA (clique aqui).

RESPONSABILIDADES DOS BANCOS

 

Os boletos falsos são um problema de responsabilidade do banco emissor do Boleto. No entanto, existem muitas controvérsias sobre esse assunto. Em muitos casos, ações judiciais para obter compensação são inevitáveis.

 

RESPONSABILIDADES DAS EMPRESAS

 

Se o consumidor for vítima de uma fraude, ele deve entrar em contato com a empresa e apresentar comprovante de pagamento. Mesmo se for uma fraude de terceiros, é um vício em serviços ocultos que os clientes não conseguem identificar; portanto, a empresa que emite o boleto deve fornecer suporte e resolver esse problema.

 

 

Portanto, antes de pagar qualquer boleto bancário, verifique os dados impressos e o valor cobrado. Identifique se não há informações conflitantes. Verifique o nome da empresa, nome do banco, código de barras, data de validade ou até o valor cobrado está correto. Se houver alguma divergência, é recomendável entrar em contato com a empresa e verificar as informações.

Em caso de dúvida, não pague. Verifique antes!

Se o boleto for genuíno, é melhor pagar juros e multas em vez de pagar o valor do boleto na íntegra.

Ajude seus amigos também a se protegerem e compartilharem texto.

 

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