Os trabalhadores que trabalham com frequência extraem o saldo do FGTS (Fundo de Garantia de Tempo de Serviço) por curiosidade e descobrem as más notícias de que a empresa nunca depositou um centavo em sua conta.
Você verificou o saldo e está com pouco dinheiro? Entenda quem procurar e como proceder nessas situações
No ambiente festivo divulgado alguns trabalhadores ficaram surpresos. Ao verificar o saldo, descobriram que o empregador não cumpria o contrato. O saldo da conta é perdido. Algumas empresas pararam de depositar fundos, enquanto outras depositaram fundos de tempos em tempos.Em alguns casos, não havia dinheiro no fundo.
De acordo com a lei, a empresa deve depositar 8% do salário básico do funcionário regular (funcionários com contrato formal) antes do dia 7 de cada mês. Esse dinheiro é dos direitos dos trabalhadores e não deve ser deduzido dos salários.
8% do 13º salário e uma taxa proporcional de férias também serão depositados na conta de depósito. Tudo deve ser incluído no fundo de garantia. O retorno desse valor é de 3% + a taxa de referência (atualmente 0%), até 100% do lucro do fundo (desde 2020).
Mas e se a empresa não cumprir? Nós da Colombari Advocacia vamos explicar 05 maneira de como você pode proceder.
- Diálogo: Entre em contato com a empresa e solicite que os recebíveis sejam depositados na conta da Caixa.
- Ação: Se você deixou a empresa e está fortemente endividado, saiba que você tem até dois anos para registrar uma reclamação trabalhista no tribunal.
- Causa trabalhista:. Se a empresa não atender aos requisitos de depósito, entre em contato com o sindicato ou advogado trabalhista para registrar uma reclamação e solicitar o valor devido do FGTS. Se isso acontecer, a empresa irá corrigi-lo e aplicar uma multa.
- Denuncie anonimamente: Outra opção é procurar o departamento regional de supervisão ou gestão trabalhista do Ministério do Trabalho, ou mesmo um sindicato desse tipo, e formular formalmente um relatório anônimo. O agente cobrará da empresa um depósito para todos os funcionários pendentes
- Rescisão indireta. Se o depósito atrasar por mais de três meses, haverá uma possibilidade mais ousada, denominada rescisão indireta. Um tipo de demissão retroativa em que os funcionários recebem tudo o que merecem, incluindo uma multa de 40% do FGTS e o uso de todos os fundos. (Vamos explicar melhor esta função abaixo)
Ainda estou trabalhando na empresa, o que devo fazer?
Se você ainda trabalha na empresa e descobre que há um problema, a primeira coisa a fazer é entrar em contato com o departamento de recursos humanos ou pessoal. O diálogo deve ter precedência. Esse tipo de soquete impede que o empregador se desgaste. Mas é claro que, se ele não cooperar, a falta dos depósitos do FGTS será grave e deve ser levada à justiça.
Outro recurso é uma denúncia anônima contra a supervisão trabalhista, o Ministério de Relações Públicas e até sindicatos. Como resultado, a empresa receberá atenção e, se não cumprir a lei, poderá encontrar alguns problemas. Podendo perder a possibilidade de participar de licitações públicas, pagar multas e, em alguns casos, o empregador pode até responder criminalmente.
Seja pagamento parcial ou total do FGTS, é uma punição séria. Não pode emitir uma carta de crédito negativa, mas deve impor multa e atraso no pagamento de juros e TR. A empresa não pode obter crédito, participar de licitações ou fechar a empresa ou falir. Se é do entendimento do juiz, você pode até iniciar um processo criminal por apropriação indébita.
Não trabalho mais para a empresa, o que fazer?
Até a pessoa sair da empresa, há dois anos, ele ainda poderia entrar com uma ação e exigir uma formalização do depósito. No entanto, se o trabalhador for uma empresa que saiu há muito tempo e não tem depósito, o trabalhador perderá seus direitos.
Os especialistas também enfatizaram a importância de os trabalhadores verificarem frequentemente os saldos para ver se estão atualizados. Hoje, você ainda pode usar um telefone celular gratuitamente através do aplicativo FGTS para concluir esta operação.
Saiba que você só pode cobrar uma quantia inadequada de FGTS do depósito nos últimos 5 anos. Portanto, se a empresa violar há 10 anos, o processo só pode garantir que legalize os depósitos dos últimos 5 anos. Seja vigilante, não perca esse período e perca dinheiro.
Rescisão indireta
A demissão indireta é mais ou menos a mesma que o trabalhador demitiu a empresa. Pelos motivos certos na empresa, terá direito a todos os direitos, FGTS, multa de 40%, 13° salários e folgas.
No entanto, ele recomenda que essa função seja aplicada apenas quando o trabalhador determinar que ele não ficará na empresa. Afinal, a relação de trabalho com ele será encerrada. Essa demissão retroativa só poderá ser executada se o pagamento do FGTS estiver atrasado por mais de 3 meses.
Deve levar em consideração o entendimento legal de que o direito de rescindir o contrato indiretamente se sofrer uma perda. Você deve provar que foi ferido por não ter depósitos no FGTS. Por exemplo, ele foi comprar uma casa e o dinheiro não estava lá. Cabe ressaltar que é necessário provar que é necessário o uso do FGTS, mas esse não é o caso.
Concluímos que, se um funcionário descobrir essa falha grave na empresa,ele não armazenou o FGTS do funcionário. Ele deve exigir imediatamente a realização de seus direitos e procurar advogados trabalhistas para se proteger.